quarta-feira, 2 de maio de 2012

Direitos Humanos- Cidadania

Turmas 51 e 52 profª Marinês


2/03/12 - No trabalho realizado com o texto "Falando de Respeito..." , alguns alunos deram sua opinião: O que é respeito? Onde se aplica? Como se aplica? Com quem?
Com objetivo de elaborar as regras de convivência do ano letivo, fui escrevendo no quadro suas sugestões e depois foram votadas. Cartazes foram confeccionados e fixados na escola. Começaram a entender que essas regras fazem parte dos Direitos Humanos.
Livro Nossa Escola -Português 5º ano - FTD  Ano-2009

6/03/12 - O texto " Todos por um, um por todos" deu continuidade a discussão dos Direitos Humanos. No primeiro momento cada aluno escreveu em seu caderno o que entendeu do texto, no segundo momento leitura oral e debate em grupo, no terceiro momento cada aluno reescreveu sua opinião e no final leu seu texto para avaliar o conhecimento adquirido.
Livro Nossa Escola -Português 5º ano - FTD - 2009

Combinações de convivência votadas pelos alunos. Concluindo que são Direitos Humanos.


 Em casa
Na Escola
Na comunidade
Obedecer aos pais e os mais velhos.
Vestir-se adequadamente para ir à escola
Devemos respeitar os mais velhos e dar lugar no ônibus.
Fazer as tarefas, arrumar o quarto, lavar louça, varrer o pátio, tratar os animais.
Não brigar na hora do recreio.
Não quebrar árvores e brinquedos nas praças públicas
Ouvir as orientações dos pais.
Respeitar os outros como eles são.
Respeitar as placas de trânsito.
Chegar a casa na hora combinada.
Não falar palavrão.
 Não destruir orelhões.
Não falar palavrão.
Trazer o material escolar.
Não pixar muros e casas.
Não brigar com o irmão ou irmã.
Não fazer bullyng com os colegas
Não jogar lixo na rua.
Não ver TV e jogar game até tarde.
Cuidar dos móveis, banheiros na escola.
Não quebrar lâmpadas públicas.
Fazer os temas e ir à escola.
Respeitar a professora


Respeitar os horários
.


12/03/12 - O texto "O que é Cidadania" - lido debatido- 

Cartazes realizados em grupo pelos alunos. 













Falta de atenção, não coloquei a data atual na máquina. 




VOCABULÁRIO TRABALHADO.
Constituição - Direitos - Deveres - Cidadania - Código - Público - Privado












Um comentário:

  1. O trabalho teu com os alunos está ótimo adorei e me deu idéias de aplicar em minha escola com as crianças na educação infantil.

    ResponderExcluir