segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Projeto "Água para todos"

VAMOS CUIDAR DO BRASIL - ESCOLA SUSTENTÁVEL -2012/2013


1 Dados de Identificação

1.1 Nome da Escola: EEEF Genoveva da Costa Bernardes
1.2 Endereço: Estr. Otaviano José Pinto, 50 Lami/POA-RS
1.3 Diretora: Profª Márcia Bernardeth Teixeira l. dos Santos
1.4 Promotores: Equipe diretiva, coordenação pedagógica, professores, alunos, funcionários de todos os setores, pais e comunidade em geral.
1.5 Executores: escola, comunidade,  gestores públicos e ONGS.
1.6 Coordenadores do projeto: Professores e coordenação pedagógica.
1.7 Duração: 12 meses

2 Apresentação

   Após a Revolução Industrial e os rápidos avanços tecnológicos, o homem passou a intervir na natureza explorando em larga escala seus recursos naturais. Essa exploração desenfreada é responsável pela destruição de boa parte desses recursos, pondo em risco sua renovabilidade.
   Em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a forma acelerada com que a humanidade caminhou para o esgotamento de recursos indispensáveis à sua própria sobrevivência, faz surgir o movimento que, em defesa do meio ambiente busca alternativas entre a conservação da natureza e a qualidade de vida daqueles que dependem dessa natureza.
   A comunidade na qual nossa escola faz parte localiza-se em "zona de amortecimento", ou seja, com a existência da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, criada pelo Decreto nº 4097/1975,  a região em seu entorno testemunha as trocas entre os seres que ali vivem e que entram e saem da Reserva, efetuando trocas, como aves, répteis, mamíferos, invertebrados, além de polinizações naturais que ocorrem.
   Esta é uma zona de transição entre a mata atlântica e os campos sulinos, composta por matas de restinga e áreas úmidas de banhado.
Devido à riqueza de biodiversidade, esta é uma região de grande importância para pesquisas científicas que aqui se desenvolvem.
  Diante do exposto, torna-se urgente políticas de preservação desse ecossistema e a Escola passa a ser elemento fundamental de exemplo e apoio à uma nova pedagogia, a eco pedagogia.
   O grande desafio, neste momento, é tornar nossa Escola , uma " Escola Sustentável ".
  O projeto a ser implantado na Escola visa possibilitar práticas sustentáveis para combater o desperdício, reduzindo gastos com água, energia e depredações, além de fortalecer a educação ambiental com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida, envolvendo não somente a Escola, mas também e sobretudo a comunidade, privilegiada com a existência da Reserva e a praia do Lami, já despoluída e propícia para banhos no verão.
  É através da conscientização e da reflexão que os alunos agem e intervêm, de forma responsável, sobre o meio em que vivem, modificando-o.

3 Justificativa
    Através do projeto "Escola Sustentável" a Escola se propõem a promover ações que cultivem valores éticos, morais, culturais e humanos que perpassem os portões da Escola estendendo-se a toda a comunidade na qual está inserida.
É  mudando comportamentos que construiremos um ambiente sustentável em nossas Escolas.E " agindo localmente, estamos nos preparando para agirmos globalmente".
A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, com a terra, com os animais e os recursos naturais.

4 Objetivos

4.1 Geral

- Desenvolver e fortalecer a Educação Ambiental na Escola  através de processos pedagógicos interativos  ampliando  informações e/ou conhecimentos que busquem soluções para os problemas e desafios sócio- ambientais locais, visando ao mesmo tempo a formação de cidadãos críticos, realistas e comprometidos com a preservação da natureza e com o uso sustentável de seus recursos.

4.2 Específicos
- Entender a relação homem-natureza;
- Tornar a Escola um ambiente sustentável;
- Repensar a relação com o ambiente escolar;
- Combater o desperdício e consumir de forma consciente (água e formas de energia);
- Incorporar no dia-a-dia atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais;
- Trabalhar habilidades que contemplem soluções para os problemas ambientais;
- Aplicar a reciclagem, reutilização e redução de materiais;
- Realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida;
- Mudar comportamentos frente ao consumismo desenfreado;
- Melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em função dos cuidados e maior convívio com a natureza;
- Realizar projetos de ações e intervenções;
- Sensibilizar a todos sobre a importância da ocupação sustentável das áreas verdes ( mata nativa, praia e parques, existentes nesta região);
- Satisfazer as necessidades humanas sem comprometer o futuro do planeta;
- Incentivar a coletividade e o bom uso das áreas verdes e da orla do rio Guaíba.e,
- Humanizar os espaços físicos da Escola.

5 Estratégias

- Sensibilização;
- Debates;
- Formar Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na escola (COM-VIDA); definindo entre os alunos, um (a) delegado (a) e um(a) suplente, para apresentar o projeto em outras Escolas;
- Criar material de divulgação do projeto;
- Compartilhar o projeto com as outras escolas;
- Realizar uma Conferência na Escola;
- Caminhadas com faixas e cartazes;
- Passeios ciclísticos para manifestações e
- Incentivar uso de meios de transportes alternativos, como bicicletas, por exemplo.

6 Metas/Ações

- Implantar coletor de água da chuva;
- Utilizar torneiras temporizadas automáticas;
- Utilizar lâmpadas temporizadas automáticas;
- Humanização do pátio da escola bem como das salas de aula reutilizando materiais recicláveis para elaboração de elementos, como por exemplo, floreiras.
- Reivindicar, junto aos órgãos competentes, pela construção de ciclovias que dê em acesso à Escola.
- Garantir a estruturação e execução do projeto, recursos financeiros para a implementação das ações e a qualidade e o bom funcionamento das atividades.



7 Recursos

7.1 Material
- divulgação no blog da escola, para reflexão e transformação social;
- mini-cisterna para captação da água da chuva;
- tubos e conexões de 75mm;
- filtro auto-limpante para água de chuva;
- torneiras de lavatório temporizadas automáticas de parede;
- lâmpadas temporizadas automáticas;
- materiais recicláveis diversos;
- materiais de expedientes, tais como, papéis, canetas coloridas, colas e tesouras;
- xérox; e
- filmadora


7.2 humanos
- Professores, alunos, pais, funcionários, palestrantes, estagiários e voluntários e mão-de-obra especializada.

8 Orçamento
O orçamento previsto é de, aproximadamente, R$ 10.000,00 ( dez mil reais)

8 Avaliação

Será contínua e sistemática. 

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