VAMOS CUIDAR DO BRASIL - ESCOLA SUSTENTÁVEL - 2012/2013
1 Dados de Identificação
1.1 Nome da Escola: EEEF Genoveva
da Costa Bernardes
1.2 Endereço: Estr. Otaviano José Pinto, 50
Lami/POA-RS
1.3 Diretora: Profª Márcia Bernardeth Teixeira
l. dos Santos
1.4 Promotores: Equipe diretiva, coordenação
pedagógica, professores, alunos, funcionários de todos os setores, pais e
comunidade em geral.
1.5 Executores: escola, comunidade, gestores públicos e ONGS.
1.6 Coordenadores do projeto: Professores e
coordenação pedagógica.
1.7 Duração: 12 meses
2 Apresentação
Após a Revolução Industrial e os rápidos avanços
tecnológicos, o homem passou a intervir na natureza explorando em larga escala
seus recursos naturais. Essa exploração desenfreada é responsável pela
destruição de boa parte desses recursos, pondo em risco sua renovabilidade.
Em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a
forma acelerada com que a humanidade caminhou para o esgotamento de recursos indispensáveis
à sua própria sobrevivência, faz surgir o movimento que, em defesa do meio
ambiente busca alternativas entre a conservação da natureza e a qualidade de
vida daqueles que dependem dessa natureza.
A comunidade na qual nossa escola faz parte localiza-se
em "zona de amortecimento", ou seja, com a existência da Reserva
Biológica do Lami José Lutzenberger, criada pelo Decreto nº 4097/1975, a região em seu entorno testemunha as trocas
entre os seres que ali vivem e que entram e saem da Reserva, efetuando trocas,
como aves, répteis, mamíferos, invertebrados, além de polinizações naturais que
ocorrem.
Esta é uma zona de transição entre a mata atlântica e os
campos sulinos, composta por matas de restinga e áreas úmidas de banhado.
Devido à riqueza de biodiversidade, esta é uma região de
grande importância para pesquisas científicas que aqui se desenvolvem.
Diante do exposto,
torna-se urgente políticas de preservação desse ecossistema e a Escola passa a
ser elemento fundamental de exemplo e apoio à uma nova pedagogia, a
eco pedagogia.
O grande desafio, neste momento, é tornar nossa Escola , uma
" Escola Sustentável ".
O projeto a ser implantado na Escola visa possibilitar
práticas sustentáveis para combater o desperdício, reduzindo gastos com água,
energia e depredações, além de fortalecer a educação ambiental com ações
voltadas para a melhoria da qualidade de vida, envolvendo não somente a Escola, mas também e sobretudo a comunidade, privilegiada com a existência da Reserva
e a praia do Lami, já despoluída e propícia para banhos no verão.
É através da conscientização e da reflexão que os alunos
agem e intervêm, de forma responsável, sobre o meio em que vivem,
modificando-o.
3 Justificativa
Através do projeto "Escola Sustentável" a
Escola se propõem a promover ações que cultivem valores éticos, morais,
culturais e humanos que perpassem os portões da Escola estendendo-se a toda
a comunidade na qual está inserida.
É mudando
comportamentos que construiremos um ambiente sustentável em nossas Escolas.E
" agindo localmente, estamos nos preparando para agirmos
globalmente".
A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas,
com a terra, com os animais e os recursos naturais.
4 Objetivos
4.1 Geral
- Desenvolver e fortalecer a Educação Ambiental na
Escola através de processos pedagógicos
interativos ampliando informações e/ou conhecimentos que busquem
soluções para os problemas e desafios sócio- ambientais locais, visando ao mesmo
tempo a formação de cidadãos críticos, realistas e comprometidos com a preservação
da natureza e com o uso sustentável de seus recursos.
4.2 Específicos
- Entender a relação homem-natureza;
- Tornar a Escola um ambiente sustentável;
- Repensar a relação com o ambiente escolar;
- Combater o desperdício e consumir de forma consciente
(água e formas de energia);
- Incorporar no dia-a-dia atitudes voltadas à preservação
dos recursos naturais;
- Trabalhar habilidades que contemplem soluções para os
problemas ambientais;
- Aplicar a reciclagem, reutilização e redução de
materiais;
- Realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade de
vida;
- Mudar comportamentos frente ao consumismo desenfreado;
- Melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em
função dos cuidados e maior convívio com a natureza;
- Realizar projetos de ações e intervenções;
- Sensibilizar a todos sobre a importância da ocupação
sustentável das áreas verdes ( mata nativa, praia e parques, existentes nesta
região);
- Satisfazer as necessidades humanas sem comprometer o
futuro do planeta;
- Incentivar a coletividade e o bom uso das áreas verdes
e da orla do rio Guaíba.e,
- Humanizar os espaços físicos da Escola.
5 Estratégias
- Sensibilização;
- Debates;
- Formar Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida na
escola (COM-VIDA); definindo entre os alunos, um (a) delegado (a) e um(a)
suplente, para apresentar o projeto em outras Escolas;
- Criar material de divulgação do projeto;
- Compartilhar o projeto com as outras escolas;
- Realizar uma Conferência na Escola;
- Caminhadas com faixas e cartazes;
- Passeios ciclísticos para manifestações e
- Incentivar uso de meios de transportes alternativos,
como bicicletas, por exemplo.
6 Metas/Ações
- Implantar coletor de água da chuva;
- Utilizar torneiras temporizadas automáticas;
- Utilizar lâmpadas temporizadas automáticas;
- Humanização do pátio da escola bem como das salas de
aula reutilizando materiais recicláveis para elaboração de elementos, como por
exemplo, floreiras.
- Reivindicar, junto aos órgãos competentes, pela
construção de ciclovias que dê em acesso à Escola.
- Garantir a estruturação e execução do projeto, recursos
financeiros para a implementação das ações e a qualidade e o bom funcionamento
das atividades.
7 Recursos
7.1 Material
- divulgação no blog da escola, para reflexão e
transformação social;
- mini-cisterna para captação da água da chuva;
- tubos e conexões de 75mm;
- filtro auto-limpante para água de chuva;
- torneiras de lavatório temporizadas automáticas de
parede;
- lâmpadas temporizadas automáticas;
- materiais recicláveis diversos;
- materiais de expedientes, tais como, papéis, canetas
coloridas, colas e tesouras;
- xérox; e
- filmadora
7.2 humanos
- Professores, alunos, pais, funcionários, palestrantes,
estagiários e voluntários e mão-de-obra especializada.
8 Orçamento
O orçamento previsto é de, aproximadamente, R$ 10.000,00
( dez mil reais)
8 Avaliação
Será contínua e sistemática.
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